O que é Ejaculação Precoce?
A Ejaculação Precoce (EP) é a disfunção sexual masculina mais comum.
Cerca de 50% dos homens sexualmente ativos tem o problema ou terão em algum momento de sua vida.
Trata-se de uma incapacidade de controlar o momento da ejaculação, que pode ser precipitada antes, durante ou depois da penetração.
Essa impossibilidade de controle tem relação direta com a situação vivida pelo homem em determinado momento ou com o contexto de vida, uma vez que a ejaculação é um tipo de reflexo controlado por uma parte do Sistema Nervoso, chamado Sistema Nervoso Autônomo (SNA).
Para que se possa considerar que exista a condição de Ejaculação Precoce, é preciso que os homens tenham uma ideia REALISTA de qual é o tempo normal para ejacular, que pode variar de 5 a 7 minutos, em média !!!
Esse tempo é variável, de modo que algumas situações interferem diretamente, como o tempo de abstinência sexual, isto é, quanto mais tempo sem relação sexual, maior a dificuldade de controle e mais rápida a ejaculação, o grau de excitação e interesse, as condições emocionais do homem, como ansiedade e expectativa pela relação, insegurança, cobrança da parceira (o), estabelecer uma meta de desempenho e o stress habitual cotidiano gerado pelo trabalho e relações interpessoais.
Como cuidar da Ejaculação Precoce?
Apesar de ser uma condição mais frequente em homens jovens, sobretudo no início de sua vida sexual, até pela imaturidade e inexperiência, muitos casos são diagnosticados numa faixa etária mais avançada, que deixam de ser avaliados e TRATADOS por acomodação e pelo fato de haver uma convicção equivocada de não haver uma forma de melhorar esse quadro, o que compromete a saúde sexual masculina e CONJUGAL.
Dessa forma, é fundamental que se ressalte que EXISTE TRATAMENTO para a Ejaculação Precoce, que é individualizado, com taxas de sucesso muito elevadas e que mudam por completo a vida sexual do casal, INDEPENDENTE da idade.